03 junho 2020

A transição capilar e a libertação de padrões estéticos...

Olá meninas tudo bem? espero que sim, aqui está tudo bem haha' fazia tempos que não postava um bate papo sobre alguma situação pessoal aqui no blog não é mesmo? por isso eu resolvi aparecer aqui hoje para poder conversar com vocês sobre minha transição capilar. 

Se você quer continuar ligadinha e saber tudo o que rolou é só continuar lendo. 

Não é segredo para ninguém que durante muitos longos anos eu usei vários tipos de química nos cabelos. Desde a infância sempre tive aquela visão que implantaram na minha mente que meus cabelos eram feios por serem cacheados. Então desde aí, eu passei longos anos fazendo processos de relaxamento capilar outras químicas como progressiva por exemplo. 

Mas existe também a outra versão de mim que não gostava dos cabelos lisos e sempre tinha estresses por não querer mais fazer química alguma e mesmo assim continuar presa nos padrões de beleza impostos pela sociedade. Meus cachos em si não me incomodavam o que me incomodava mesmo era sempre ter que me encaixar. Fiquei anos presa nesse padrão até que de uns anos para cá minha cabeça começou a mudar.

Os cabelos Cacheados voltaram com tudo mas não foi só por isso, tive centenas de motivos para parar de adequar no padrão "americanizado" de ser e voltar a ser de fato uma mulher brasileira. Um dos motivos que me fizeram optar pela transição capilar foi a depressão que me via quando me olhava no espelho sempre com os cabelos lisos onde eu não me via dentro daquele padrão. Para quem não sabe, tenho o tom de pele clara mas sou considerada negra. 

Quando comecei a transição capilar durante vários dias eu pensei em desistir e voltar para química, não me sentia bem, pois quem já passou pela transição capilar sabe que os primeiros meses o cabelo fica com um aspecto horrível. Isso acontece porque o cabelo está se livrando de toda a química já jogada nele durante anos. Tinha dias que eu me olhava e chorava mas eu não desisti. 

Comecei a fazer hidratações mais profundas e comecei a usar produtos para a ativação dos meus cachos de volta. E hoje faz exatamente 1 ano e 5 meses sem química alguma nos cabelos. O que mudou? muita coisa. A auto estima melhorou, a saúde emocional melhorou também e o melhor....aquela preocupação em dias de frio ou chuva acabaram. ( esses dias sempre eram um pavor né meninas?) a saúde dos meus fios voltaram ao normal mas foi com uma baita força de vontade de ir contra a ideia atrasada da sociedade em que vivemos. 

Ainda escuto que meus cabelo é feio e que me preferem de cabelo liso porque o cabelo cacheado e com volume me deixou anos mais velha. Mas sabe...eu não era feliz em ser aparentemente nova porque não fazia parte de mim, e sim eu queria apenas me encaixar em um padrão que colocaram que é o certo, e não existe padrão certo. O padrão de beleza mais bonito é ser quem somos mesmo. Sem qualquer tipo de mudança. 

Amadureci muito com a transição capilar e hoje me sinto inteira de novo. Me sinto uma mulher brasileira. E não uma mulher que tenta se encaixar em padrões impostos pela sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo