16 outubro 2020

Terapia não é coisa de gente louca

 Olá gente, tudo bem? por aqui está tudo ótimo...esses dias me peguei pensando sobre uma mensagem que recebi no instagram quando postei sobre meu tratamento de ansiedade, resolvi trazer essa postagem para vocês...

SIGAM-ME OS BONS...

Faz pouco tempo que isso aconteceu, e eu fiquei chocada com o nível que as pessoas ridicularizam o fim dos relacionamentos e a terapia após o fim desse relacionamento. Alguns dias atrás eu tive um surto de ansiedade e precisei me afastar do instagram de textos que é onde divulgo minhas artes e comecei um tratamento intensivo com um psicólogo. 

Algumas mensagens de Carinho aqueceram meu coração, mas teve uma mensagem em especial que me chamou muita  a atenção. Uma moça me chamou no direct me chamou para desabafar e contar porque tinha desistido do tratamento psicológico depois de uma relação abusiva de 5 anos.

Essa moça me contou que dava crises de pânico, ansiedade e depressão, e o pior ainda estava por vir.  A mãe não apoiava o tratamento dela porque achava que terapia era coisa de gente louca.  A relação das duas de fato era bastante abusiva e os traumas da moça também eram causados pela mãe abusiva e narcisista. A moça me contou que durante o relacionamento com o agressor passou por várias torturas psicológicas e físicas, e quando pedia ajuda a familia a mãe e o suposto abusador sempre dizia que ela mesma se machucava, que ela era louca. 

Quando começou o tratamento psicológico a jovem foi alertada pelo profissional sobre uma Síndrome muito comum, mais do que imaginamos ser, mais conhecida como Síndrome de Estolcomo. Que se baseia no fato da vítima desenvolver empatia do seu agressor. A moça me contou que largou o tratamento e ainda tentou dar chances ao abusador sempre acreditando que as coisas eram da cabeça dela e não de fato um abuso emocional, físico e sexual. 

O ponto crucial é: pessoas abusivas sempre dizem que a culpa é da vítima e essa moça convivia com dois abusadores. A mãe e o Ex namorado. Mas é de completa responsabilidade dizer que terapia não é coisa de gente louca, e sim coisa de gente normal. Que tem problemas, porque....a vida não é boazinha com ninguém. E as vezes para a nossa própia sobrevivência é necessário ceder os pontos para um tratamento

Felizmente, recentemente recebi outra mensagem desta pessoa me contando que depois da nossa conversa, ela conseguiu um emprego saiu de casa e largou o abusador. Estava se tratanto e tinha encontrado outra pessoa melhor. 

Quando uma mulher é agredida, todas nós também somos. Não julgue. Apenas acolha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo