22 julho 2017

CARAMBA, TERMINA ESSE NAMORO!!

Olá amigas e amigos desse mundão de Deus, como estão? Espero que ótimos como eu, aproveitando essa semaninha de folga na faculdade, eu estive voltando meus pensamentos ao passado e com isso me veio algumas lembranças. De acordo com muitos pedidos, eu pensei: "está na hora de falar sobre relacionamentos abusivos".

Sim para quem me acompanha desde o inicinho do blog, ou até mesmo na rede social tumblr, sabe que eu passei por um relacionamento abusivo em 2014. Então vocês me conhecem, sou aquele tipo de pessoa que pensa e logo cria haha' então eu decidi fazer esse post para você se inteirar do assunto, descobrir, e até mesmo perceber se seu relacionamento anda mesmo de forma sadia em sua vida... Então sigam-me os bons....


Bom eu não quero começar esse post falando apenas para um tipo de público, pois sabemos muito bem que relacionamentos abusivos não acontece com apenas um gênero. Eu quero falar no geral, tanto pra você que é menina ou menino, porque sim homens também podem ser vítimas de relacionamentos abusivos assim como a maioria das vítimas somos nós mulheres. Mas não vem ao caso, eu quero começar fazendo uma pergunta: você se sente feliz com o seu par?  Uma pergunta bem complicada de ser respondida não é mesmo? pois sabemos bem que relacionamentos abusivos são "normais" para quem os vive, geralmente as pessoas que no qual o vive nem sabem que estão vivendo um! Pois essa conversa será muito séria e fraterna...

Você conhece alguns sinais de um relacionamento abusivo? Pois bem...quando eu passei pelo meu eu nem tinha noção do que se tratava, e julgava as atitudes do meu par completamente "normais" para um pessoa digamos que ciumenta. Convenhamos que eu também era abusiva em alguns aspectos! Não irei mentir e jogar a culpa somente nele pois reconheço meus erros...mas...onde foi que eu me perdi? Essa era a pergunta que eu me fazia a todo instante, e nunca obtinha respostas. No entanto eu fui percebendo que era completamente coagida a fazer coisas que eu não queria. E então? Então...graças a deus eu consegui me soltar desse laço mas eu só tive essa noção depois de meses de término. 

Uma das coisas que fez eu me encontrar foi o Feminismo porque foi através desse movimento que eu comecei a perceber o meio em que eu me mantinha. Certamente devido as opiniões do meu par eu não era muito familiarizada com o movimento. Por tanto eu não tinha noções do que estava sendo feito. Então eu comecei a achar algumas mensagens que iniciavam com "não é amor se..." e sim, o restante sempre batia com meu antigo relacionamento. No inicio eu me senti cansada, e muitas vezes com o sentimento de não conseguir ser ninguém na vida! Me senti assustada em ver que meu relacionamento se encaixava em todas aquelas frases de impacto tão dolorosas. Então eu trago aqui alguns sinais que você pode estar em um relacionamento abusivo e não tem essa tal noção das coisas... vamos lá...

1- se te faz sentir humilhada (o) perante qualquer pessoa, diminuída (o) perante qualquer situação.
2- Se esnoba todas as suas qualidades
3- Se te proíbe de muitas coisas, como ir a algum lugar com seus amigos, a usar tal roupa etc...
4- Se te agride seja fisicamente ou emocionalmente. 
5- Se te trata mau, e te coloca em possíveis situações constrangedoras. 

Esses são alguns dos fatos, mas vejamos bem... se te machuca não te faz bem certo? Então vamos parar de romantizar ciume ou algum sentimento extremo em relacionamentos. Vamos parar de romantizar sexo contra vontade de seu parceiro. Vamos parar de julgar nossos amigos e amigas pelo relacionamento abusivo dele (a). Vamos ser caridosos com nós mesmos e com o seu amigo que está passando por uma situação destas. 

Se te sufoca não é amor, então pare de tentar achar amor onde só existe sofrimento, você é capaz de qualquer coisa, inclusive de encontrar alguém que seja amigo, parceiro, e amoroso com você. Pare de tentar manter um relacionamento que não te bota para frente, que não te cresce, que apenas de diminui. 

Se te humilha não é amor, se te bate não é amor, se te provoca não é amor! 

Vejamos bem...quantos crimes relacionados a relacionamento abusivo vemos nos jornais? Pare de romantizar homicídio dizendo sempre que foi por amor porque se mata não é amor...é posse! E ninguém é posse de ninguém, nós somos seres completamente livres, tanto para escolhas como para tudo. 

Se te julga não é amor, eu quando namorava, meu sonho era começar com isso aqui e sabem o que eu mais ouvia dele? "você não serve pra isso, você não serve pra nada." E sabem porque eu comecei isso aqui só depois de 3 anos? Porque eu vivia com medo! Eu vivia presa em alguém que o tempo todo só me fez mau...e sabe o que me ajudou ter consciência do que eu vivia? Esse movimento que muitos julgam como falta de vasilha para lavar, ou até mesmo o famoso movimento das que não servem para casar! Graças a esse movimento das que não querem saber de serviço, eu tô aqui de pé. Eu estou aqui falando com toda boa vontade do mundo, me abrindo para o Brasil e o Mundo que eu sou, e eu fui capaz de ser quem eu quero ser. E se te julgar insuficiente...mostre que você é capaz de tudo, até mesmo de se desprender do que te impede de viver! 

Pois leve essa lição para vida: Ninguém merece ser maltratado na vida para se sentir um pouco suficiente para o outro. Nós somos capazes de ser suficiente para nós mesmos e isso basta. 

E você ai que está em um relacionamento abusivo...saia desse namoro agora! Você é capaz de ser quem você quer ser, de ser alguém e de encontrar alguém melhor! Pegue todas as humilhações que você passou ou passa e mostre para seu parceiro abusivo que você não precisa ser desmotivado, diminuído, dilacerado, para ser feliz. 

Em fim seja corajoso o suficiente para mandar abaixar o tom de voz, seja corajoso o suficiente para mandar abaixar a mão. Relacionamentos foram feitos para crescer e não para sofrer. É só isso... E quando eu percebo que estou entrando em outro relacionamento que me prive de viver? O que é certo a fazer? Bater no seu peito e dizer: Relacionamento abusivo eu tô fora...pego minha liberdade e vou embora.


8 comentários:

  1. Meu Deus que texto mais perfeito pra ser compartilhado.
    Acho que todas as pessoas deveriam ler ele e refletir nas situações que podem estar vivendo.
    Eu graças a Deus nunca passei por isso mas passei por situações abusivas no serviço que eu trabalhava a anos atrás. O que também acaba se encaixando aqui.
    Parabéns pelas ótimas palavras e por expor esse sentimento todo.

    Beijinhos e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  2. Posts como esse são ótimos para conscientizar as pessoas,que esse tipo de relacionamento não vale a pena,e não faz bem a ninguém conviver com uma pessoa que te coloca pra baixo constantemente​, temos que nos valorizar porque se não ninguém fará isso.

    ResponderExcluir
  3. Menina que textão é esse?! Ele estava totalmente equivocado em relação a você. Seu blog é lindo, você escreve super bem leva jeito pra coisa.

    O problema do relacionamento abusivo é que a maioria das mulheres não saem dele com medo e perder o grande "amor". E não fazem ideia que o melhor espera por ela! e quando percebem isso já é tarde demais. Fico feliz que você saiu dessa, Deus tem o melhor pra você gata. beijos

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso,eu nunca namorei, mas vejo cada caso de abuso de todas as formas que vemos por aí... sérios por mais textos assim, precisamos de textos assim que façam as pessoas colocarem a mão na consciência, amei 💕

    ResponderExcluir
  5. Textão que toda mulher devia ler! eu vejo muita relação errada das pessoas quando a gente se diz "feminista" ou que apoia a causa, elas já esperam o pior da gente.
    Eu conheço algumas mulheres em relacionamentos abusivos, mas que tem medo de sair porque amam demais o cara, e outras porque dependem dele financeiramente, é problema totalmente complexo.

    Eu amei demais o seu texto! parabéns!



    Visite o Beleza Nerd

    Curta a Fã Page | Me siga no Instagram

    ResponderExcluir
  6. Ótimo tema escolhido para ser abordado nos dias de hoje e que no caso acontecem por aí com muitas mulheres, eu ja passei por um relacionamento abusivo e sofrir muito mas graças à Deus me livrei disso e não desejo para ninguém.
    Excelente! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu amei seu post, parabéns. É um post de utlilidade pública! A violência psicologica é devastadora, precisamos ficar atenta a isso. Adorei suas dicas para reconhecer se esta em um relacionamento abusivo.

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus eu nunca passei por isso (com namorado), mas conheço muita gente que já passou. Na verdade tive relacionamento abusivo com metade da minha família, mãe, irmã, tia... Fui criada para me sentir inferior. Depois de muitas decepções e nenhum namoro sério, só com 26 anos encontrei meu primeiro namorado e também marido. Enfim, foi a melhor coisa que me aconteceu, ele realmente me salvou. O melhor conselho que eu tenho, é nunca namore para não ficar sozinha, se ame primeiro e espere a pessoa certa (ele existe rs). Ótimo texto!

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / LAYOUTS GRÁTIS / Grupo MBB

    ResponderExcluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo