10 outubro 2017

TAG MINHA FACULDADE: MEU CURSO DE SERVIÇO SOCIAL


Olá meninas e meninos tudo bem? Espero que sim, como prometido não sumir mais do blog eu estou aqui novamente com mais um Post haha', e hoje eu queria antes de começar o POST fazer algumas considerações: a primeira é que andei doente durante algumas semanas que foi o que me afastou do blog. E a segunda é que a página no Facebook está a todo vapor e por lá sempre tem POST novo haha' a página é Thay Barbosa, se você não quer perder nadinha me siga lá haha. 

Voltando ao assunto... Hoje eu falarei para vocês um pouco sobre o curso que eu escolhi para me formar, porque eu escolhi, quais são meus livros técnicos favoritos e tudo sobre o curso então... SIGAM-ME os bons....

O ponto crucial que me fez escolher o serviço social foi o meu interesse pelo direito, política e psicologia, pois sabemos bem que a assistência social abrange todos esses assuntos e mais um pouco como o meu maior amor chamado filosofia. Costumamos ouvir que todo assistente social é chato haha' e sabe que somos mesmo? Devido o estudo de várias coisas e assuntos sempre procuramos uma justificativa para tudo! O serviço social para começar contando um pouco sobre sua história, veio da igreja católica durante algumas Guerras Mundias. No Brasil se fez muito presente durante a Segunda Guerra e durante a Ditadura Militar. Em 19929 na era Vargas o serviço social também já existia. A profissão foi regulamentada em 1957 e até hoje sofre suas várias modificações....
Então bora as Perguntas não é mesmo? haha'

1- Porque você escolheu o Serviço Social como Profissão?
R: Pois bem, tudo começou com o Problema de saúde do meu irmão, onde minha mãe teve muita ajuda de médicos e assistentes sociais para seu tratamento, pode ser que minha mãe não se lembre mas eu me lembro muito bem da última visita que fiz ao hospital municipal quando meu irmão estava internado. Se eu não me engano eu tinha de 5 a 6 anos de idade quando isso ocorreu. E foi nessa visita que eu percebi o Serviço social e a importância dele dentro dos Hospitais. 
2- Sobre sua escolha, qual a Pós Graduação que deseja seguir?
R: Desejo fazer Pós em Políticas Públicas e sociais que cujo é a matéria que aprendi a amar meio que na marra mesmo haha'. 
3- Existe matemática no curso de serviço social? 
R: Sim, não muita, mas temos a matéria de estatística. 
4- Quais as matérias que você  gosta e quais são as que você odeia? 
R: Eu quando escolhi o serviço social já tinha mais ou menos a noção do que gostaria e do que não gostaria, como sou uma boa pessoa de humanas haha' não suporto a matéria de estatística mas infelizmente é uma matéria muito importante. Já as matérias que amo são todas relacionadas a historia do serviço social, direito, e psicologia. 
5- Mas então por que não escolheu o Direito para se Formar? 
R: Creio eu que essa é a pergunta que todo assistente social e estudantes devem se deparar o tempo todo, pois bem eu escolhi pelo conjunto do que eu mais gosto de estudar, sem contar que o serviço social vem mais de espírito mesmo. 
6- Quanto ganha um assistente social? 
R: Agora você tocou no ponto fraco de nós todos, haha' o assistente social é muito desvalorizado na sociedade, muitas vezes somos vistos como doadores de alimentos, ajudantes de pastorais, dirigentes de sopões comunitários e etc... não que não gostamos, mas perante o quanto a gente estuda e sofre junto com as situações encontradas a gente recebe muito pouco. Aqui onde moro o salário alto de um assistente social varia de 1.200 a 1.600 reais dependendo dos concursos. 
7- Você já sofreu preconceito pela sua escolha? 
R: Sim, existem algumas pessoas sem senso e sem conhecimento do que é ser um assistente social que acabam machucando a gente. Já ouvi coisas absurdas como: " vai estudar direito, medicina ou qualquer outra coisa que dê dinheiro" " vai estudar algo que não envolve gente" " estudar serviço social é estudar 4 anos para continuar pobre, trabalhando e dependendo do SUS." isso é muito triste. 
8- Por qual motivo você ainda insiste em uma profissão tão pesada? 
R: A resposta é curta e clara: Por amor! 

Thay, quais são seus livros preferidos e que você indica: Bom gente eu já li vários livros sobre e todos eu amei haha, mas indico código de ética do assistente social, filosofia e serviço social, historias do serviço social, direito e serviço social e psicologia do serviço social. 

e então pessoal o que acharam de conhecer um pouquinho do meu gosto universitário? me conte um pouco aqui nos comentários sobre a profissão que vocês escolheram haha', para um contato maior comigo é só chamar no imbox do Instagram que é @thayblog

Mil beijinhos :*


9 comentários:

  1. É interessante como certas coisas, mesmo consideradas pequenas, são cruciais para a escolha do nosso curso, né? Segundo minha mãe, eu vivia cortando caixas grandes fazendo TV e apresentando um jornal, até criei uma revista com meu primo uma vez HAHA achei interessante o seu post, bem explicadinho. Desejo toda a sorte do mundo para você na sua jornada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Super culto e interessante o post, pois não so especificamente por essa sua escolha como pra outras pessoas que vão entrar nesse mundo da faculdade, ajuda a fundamentar e explorar a razão da escolha do curso. Trás mais posts desses pra nos! Bj!

    ResponderExcluir
  3. Assistência social é uma profissão tão linda, é triste ver que profissões tão importantes são totalmente desvalorizadas 💔
    Mas, como você disse, é por amor! Preconceito terá, pessoas inconvenientes estão por toda a parte, mas não se deixe abalar, faça tudo com dedicação que o reconhecimento virá. Sucesso pra ti nesta jornada! 💙

    ResponderExcluir
  4. acredita que ja pensei em fazer um curso de assistencia social eu acho uma profissao super bacana ainda nao me saiu essa ideia da cabeça quem sabe no futuro né adorei a tag soube mais sobre esse tipo de curso
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  5. Parabéns linda! Sua escolha veio de dentro e uma vonrade que nasceu contigo ainda bem novinh! Muito bom quando isso acontece, que foi uma escolha sua e que veio da sua vontade interna!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela belíssima escolha e por ter escolhido um curso por amor e não simplesmente com o objetivo de ganhar dinheiro, algumas pessoas não entendem que a maior riqueza é a felicidade de fazer o que amamos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que super escolha hein... ♥ eu acho muito interessante essa área. Apesar de ser mais puxada pro lado exatas kkk mas adorei saber.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por escolher esse curso, vale muito a pena. É o curso que eu quero fazer daqui uns 3 anos. Estou cursando analise de sistemas. Mas o curso que você faz, só tem na praia aqui :( é ruim sofrer preconceito por isso. As pessoas não aceitam nossas escolhas. Eu sempre ouço comentários também. :( Algumas pessoas falam o mesmo pra mim. Serviço social é uma profissão incrível!!

    ResponderExcluir
  9. Amei conhecer mais sobre seu curso! Infelizmente, a sociedade não dá tanto valor para profissões que não sejam direito ou medicina. Faço Publicidade e já ouvi muita baboseira também...
    Beijos

    Madamices

    ResponderExcluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo